Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Livros da Mãe

Uma tradutora partilha o que anda a ler

Livros da Mãe

Uma tradutora partilha o que anda a ler

20
Fev19

A Difícil Arte de Pedir

Rita

"The Art of Asking" - Amanda Palmer

 

Quando andava à procura de um livro de uma autora feminina para o desafio Uma Dúzia de Livros, encontrei este na minha lista de livros a ler e pareceu-me a leitura certa para o desafio.

 

Este livro (ainda sem edição portuguesa) é baseado numa palestra TED que a autora deu em 2013 e que se tornou viral. Nela a artista americana Amanda Palmer fala acerca da importância de sabermos pedir. Durante o livro ela conta episódios engraçados da sua carreira em que ela pediu ajuda aos fãs/ ao público de um dos seus concertos/ a amigos/ a amigos de amigos... para conseguir chegar a um objetivo e de todas as coisas fantásticas que saíram desta interação com o outro.

 

No entanto, para mim, o melhor neste livro acabou por nem ser toda a questão do saber pedir/ saber dar/ saber receber. O ponto de vista da autora é muito interessante mas eu acho que ela já cobre todos esses pontos na palestra TED.

 

Para mim as ideias que mais me marcaram neste livro foram as reflexões que a autora fez acerca de partilhar as nossas criações com o mundo. A autora tem um conceito bastante abrangente acerca do que é arte e eu estou 100% de acordo com ela. Nunca foi tão fácil criar os nossos próprios projetos criativos e partilhá-los com o mundo todo. No entanto, acho que também os criadores nunca receberam tanto feedback negativo e destrutivo como nos dias de hoje. Para algumas pessoas, esta avalache de julgamentos vindos das redes sociais acerca do seu trabalho ou mesmo acerca da sua pessoa, pode ser suficiente para levá-la a não querer partilhar mais o seu trabalho com o mundo.

 

A autora não oferece nenhuma solução mágica para lidar com a crítica mas ao partilhar a forma como a encara, como ela se sentiu neste tipo de situações e e as estratégias que ela usa para criar algo positivo e construtivo a partir de feedback que muitas vezes só tinha a intenção de magoar, motiva-nos a todos a persistir em partilhar as nossas criações com o mundo lá fora.

 

 

Ofereceria este livro a: todos os que criam conteúdo e o disponibilizam ao público, todos os que têm medo de partilhar as suas criações com os outros

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.